26.3.10

A CADEIRA DO DENTISTA AO LONGO DOS SÉCULOS

Os primeiros tratamentos dentários eram feitos no chão. Hoje, confortáveis cadeiras seguem a ergonomia e acomodam o paciente.

O tratamento dentário ainda provoca alguma dor, porém, o avanço tecnológico tem minimizado essa dor!

Se recuarmos nos séculos, damos conta de que os atendimento era feito em condições precárias. O local onde era feito o tratamento dentário evolui consideravelmente. Em tempos que já lá vão, o "dentista", sentava-se no chão diante do paciente para realizar o tratamento.

Os Gregos criaram a primeira cadeira para fins cirúrgicos (figura à esquerda).
A definição de consultório dentário surgiuo através de Pierre Fuchard, considerado o "pai da medicina dentária moderna".

Em Paris, a partir de 1719, Fuchard passou a colocar o paciente numa cadeira com um encosto almofadado. Na altura, era o "Dentista" que ia atrás do paciente e nunca o contrário. A cadeira que se segue foi usada nos Estados Unidos entre 1790 e 1812 por Josiah Flagg.

Era de nogueira, possuía uma almofada para a cabeça e apoio para os braços. A base e estrutura da cadeira é em ferro fundido com pés de pata de leão, assento e encosto com estrutura de madeira e palhinha.

A cadeira era sempre colocada próximo de uma janela pois os tratamentos eram feitos à base da luz natural

Em finais do séclo XIX surge a industriaçização das cadeiras dentárias. A cadeira que mostramos de seguida é o fruto dessa industrialização.

Esta imagem foi retirada do catálogo geral S.S. White de 1929.
A cadeira é portátil e de fácil montagem. Está acopolada a uma caixa onde era transportada até ao lugar onde era necessária, isto é, "até onde o paciente estava"....


Ainda de 1930 temos outras cadeiras, estas não transportáveis. A imagen que apresentamos de seguida foi usada durante os anos 20. Embora pareça que o paciente está preso, as cintas no tórax, no abdômen e nas pernas serviam, unica e exclusivamente, para segurança do paciente.



Nos anos 40 as cadeiras deixaram de ter as cintas que seguravam os pacientes mas, menos anatómica que as actuais, ainda nos fazem lembrar bastante as cadeiras dos barbeiros
CENTRAL CARE - é tempo de sorrir!


2 comentários:

  1. Os pacientes da Central Care tem tratamento "VIP" , dadas as condicoes das nossas clinicas !

    ResponderEliminar
  2. Um paciente adormeceu na cadeira enquanto fazia uma restauracao ! Em tempos que ja la vao , seria improvavel !!!

    ResponderEliminar